Editorial – Os Desafios de construir um museu de ciência

Lívia Aceto e Militão Figueredo na varanda do novo prédio do EACC

Olá a Todos!

Inauguramos hoje este espaço virtual da coordenação do ECC-UNIVASF.
Nosso objetivo é manter um canal de comunicação.
Atualmente o ECC está funcionando no Espaço Plural, EP, antiga FACJU. O acervo de instalações está em processo de manutenção. Estamos todos ansiosos para que este processo se finalize e, de forma adequada,  possamos recebermos o público. A área destinada às instalações já está climatizada e é um local priviilegiado dentro do EP. O  EP oferece uma ampla área  de estacionamento. Sem contar que no entorno encontramos a população com maiores necessidades, principalmente de informação científica, cultural, artística e todos aqueles valores que nos tornam uma “civilização”.
Os serviços de apoio aos professores estão funcionando. Temos uma experimentoteca e uma coleção de vídeos à disposição. Todos os professores estão convidados a conhecer!
Durante o mês de janeiro realizamos  o primeiro módulo do Projeto Novos Talentos. Foi realizado um curso de astronomia com professores da zona rural de Sento Sé. O curso teve aulas teóricas e oficinas, total de 40 horas. Aguardem informações sobre a próxima edição.
No entanto nosso maior desafio, por sinal muito empolgante, é  o projeto do EACC (Espaço de Arte, Ciência e Cultura), na orla de Petrolina.
Conseguimos aprovação no Edital 85/2013 do CNPQ para a realização de projetos expográficos.  Com isto conseguimos montar uma equipe com dedicação exclusiva. Isto significa pensar o espaço interno e externo, escolher as instalações, os temas, etc. Enfim, um museu de ciência é muito mais do que uma feira de ciências. Aqui cabe salientar que este é apenas o começo de um projeto institucional muito maior. . .  O que vale é sonhar!
Também salientamos que é uma tarefa não trivial.  Afinal, quantas universidades possuem “museus de ciencia” ? Já pensaram nisto? Por que será?
Abraços
Militão Figueredo