Realizado o segundo módulo do curso de Astronomia

06/08/2014 11:23

Na semana passada foi realizado mais um módulo do curso de astronomia, do projeto Novos Talentos, para professores da cidade de Sento Sé – BA. Este foi o segundo de quatro módulos. As aulas aconteceram de segunda, dia 28/07, a sexta, dia 01/08, e foram ministradas pelo Prof. Militão Figueredo e por Lívia Aceto, bolsista do ECC. Neste módulo ocorreram palestras, oficinas e observação do céu com telescópio, totalizando 40 horas de atividades. Além de observações com o telescópio do ECC, no Espaço Plural, na terça, também foi utilizado um telescópio operado remotamente pela internet, na sexta- feira. O telescópio utilizado está alocado no observatório da USP em Valinhos-SP e faz parte de um projeto nacional chamado Telescópios na Escola (http://telescopiosnaescola.pro.br/), em que professores podem acessar telescópios distantes para fotografar o céu noturno com seus alunos.

Um diferencial deste curso é o trabalho junto a professores da zona rural de Sento Sé, que ficaram alojados, durante a semana do curso, nas dependências do Espaço Plural, em Juazeiro. Como resultado do primeiro módulo as escolas já se cadastraram na Olimpíada Brasileira de Astronomia, OBA.

O terceiro módulo está programado para as férias de final de ano.