Edital 01/2017 – Seleção para novo Diretor do EACC

EACC

ESPAÇO ARTE, CIÊNCIA E CULTURA – EACC

Seleção para novo Diretor do EACC

A Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, está iniciando o processo de seleção de um (a) Diretor (a) para o Espaço Arte, Ciência e Cultura, que deverá ser implementado pelo Comitê de Busca, CB, de acordo com o artigo 15 do regimento do EACC, aprovado pelo Conselho Universitário em reunião de 18/12/2015.  O Diretor será nomeado pelo Reitor da UNIVASF, a partir de lista tríplice elaborada por um Comitê de Busca, CB.

O Comitê de busca é presidido pelo Prof. Dr. Leonardo Sousa Cavalcanti (Assessor de Projetos Institucionais da UNIVASF), tem ainda Prof. Dr. Antonio Carlos Pavão (Diretor do Espaço Ciência) e o Prof. Dr. René Lommez Gomes (Ex Diretor do Espaço do Conhecimento da UFMG e Subcoordenador da Rede de Museus da UFMG).

Poderão se candidatar docentes da UNIVASF que atendam aos requisitos básicos:

• ser professor doutor na UNIVASF em regime DE;
  • competência profissional reconhecida;
  • visão de futuro para o EACC;
  • comprometimento com os projetos em andamento;
  • comprometimento em promover ações de incentivo à cultura científica para a sociedade do Vale do São Francisco;
  • capacidade de tratar questões científicas, administrativas, políticas e de visão estratégica relacionadas ao EACC;
  • capacidade de gestão, envolvendo atividades internas e externas de relacionamento com órgãos de pesquisa e de financiamento;
  • motivação para enfrentar desafios.

Para participar do processo os candidatos deverão enviar os seguintes documentos, através de e-mail,  até a data de 12 de Maio de 2017:

• Currículo Lattes atualizado e comprovado;
  • Memorial e Plano de Trabalho.

Endereço para contato e envio de documentos:

Prof. Dr. Leonardo Sousa Cavalcanti

Presidente do Comitê de Busca do EACC

comitebuscaeacc@gmail.com

O processo de seleção é composto por análise dos currículos, documentos e propostas dos candidatos. Os selecionados serão convocados para exposição oral pública das propostas e entrevistas individuais perante o CB, em local, data e hora previamente anunciados.

Juazeiro, 13 de Março de 2017.

Prof. Dr. Militão Vieira Figueredo

Coordenador  EACC

ANEXO  – Edital 01/2017 – Memorial, plano de trabalho e Entrevista

A exposição escrita do memorial/plano de trabalho consistirá em um texto redigido na primeira pessoa do singular, com tamanho entre 4 (quatro) e 8 (oito) páginas, contendo trajetória profissional e acadêmica e evidenciando expectativas em relação à sua atuação no EACC, através do plano de trabalho.

1)     Fase classificatória

A partir do envio da documentação (Currículo Lattes atualizado e comprovado, Memorial e Plano de Trabalho), o comitê de Busca selecionará 5 candidatos para a fase de apresentação e entrevistas.

2)    Apresentação

A defesa de memorial/plano de trabalho consistirá em uma exposição escrita e oral pelo candidato, e deverá abordar (contendo) os seguintes itens:

a) Trajetória acadêmica e profissional;

b) Produção científica, técnica, artístico/cultural e de extensão do candidato;

c) Plano de trabalho para a direção do EACC.

3)    Julgamento

No julgamento do memorial/plano de trabalho, os membros da banca examinadora elaborarão um parecer justificando a pontuação atribuída aos seguintes itens:

a) a relevância da vida acadêmica e profissional do candidato e sua dedicação a essa atividade;

b) a coerência da trajetória percorrida pelo candidato na sua vida acadêmica e profissional ao cargo de Diretor do EACC;

c) o domínio e a atualização do candidato quanto aos assuntos relacionados a um museu de ciência no Brasil, em especial ao EACC, e

d) a viabilidade de execução do projeto apresentado ao longo de uma direção de 4 anos, considerando as conjunturas internas e externas.

4)    Entrevista

Na entrevista será avaliado o perfil do candidato em atender os requisitos básicos para o cargo, tendo em vista a relevância do EACC.

5)    Peso das Etapas

a) Análise de currículo  peso 1,0, classificatória.

b) Memorial e plano de trabalho  peso 1,0, classificatória.

c) Defesa de memorial e plano de trabalho peso 2,0, eliminatória.

d) Entrevista  peso 3,0, eliminatória.