12/08/2016

Histórico

O INÍCIO

             A Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, iniciou suas aulas em 18 de outubro de 2004, em espaços provisórios. As atividades de divulgação científica começaram já em 2005, através da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, SNCT, juntamente com o ano internacional da Física.  A primeira edição de SNCT ocorreu em 2004.

         Em agosto de 2006 tem início as atividades do Espaço Ciência e Cultura da UNIVASF, ECC. Inicialmente o ECC esteve localizado em um pequeno prédio, em um terreno cedido por 20 anos pelo governo do Estado de Pernambuco, na orla de Petrolina. O ECC teve atuação extremamente relevante na região, através de atividades locais e itinerantes. Devido à necessidade de um espaço adequado, foi conseguida, através de acordos de cooperação, junto ao governo pernambucano [[i], [ii]], a viabilização da construção de um novo prédio, na orla de Petrolina. A ordem de serviço da obra foi emitida em 28/02/2011. O novo prédio, em fase de obras, possui uma área construída de aproximadamente 2500 m2, sendo 1300 m2 de área coberta. Com o início das obras, iniciado em 2011, o acervo e equipe transferiram-se para uma pequena casa, no centro de Petrolina. Nesta pequena casa o ECC permaneceu até 2012. Em razão do espaço inadequado, foi tomada a decisão de transferir o ECC para um espaço provisório, no entanto mais adequado, enquanto o prédio definitivo está em construção. Assim, com uma nova equipe, e incorporado à Estrutura da Pró-Reitoria de Extensão, PROEX, o ECC transferiu seu acervo para o atual Espaço Plural, antiga FACJU, em Juazeiro, onde está funcionando.

EACC EP O  Espaço Plural é uma área destinada às atividades de extensão e vários projetos estão sendo realizados neste local, por exemplo, a horta comunitária e a sala digital, que atendem à população do entorno.

 

 

 

 


O Projeto EACC Orla (Chico Ciência, lei 13120)

EACC Orla

         O projeto EACC (*) Orla (Chico Ciência) consiste no planejamento, construção e funcionamento de um museu de ciência, de alto padrão, na orla de Petrolina-PE. A origem deste projeto é um mérito do Professor José Weber Freire Macedo, primeiro reitor da UNIVASF, Professor Carlos Wagner Costa Araújo, primeiro diretor do então ECC, e do ex Governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
            Dando continuidade a este projeto, estamos planejando e executando as instalações do EACC. Também, paralelamente, estamos planejando os fluxos de trabalho  e atividades relacionados ao funcionamento. Nossas estimativas indicam que, no primeiro ano de funcionamento, poderemos receber 63 mil visitantes, contando público escolar e visitantes em geral. Isto considerando um atendimento ao público de terça a domingo, sem pausas para o almoço.
            No entanto um museu de ciências é muito mais do que um prédio, e muitas questões ainda não foram definidas, por exemplo, como custear um equipamento de alto padrão localizado em um local de elevado valor imobiliário? A UNIVASF tem condições de bancar isto sozinha? Estas questões e  consequentes decisões envolvem a participação, em minha opinião, de agentes externos a UNIVASF: governos estaduais, prefeituras, Ministérios (MEC e MCTI).  Fica registrada a “provocação”.
Juazeiro, Novembro de 2015.
Militão Figueredo / Cooordenador EACC

LINHA DO TEMPO

Direção início término
Marco Aurélio Gallo de França 14/07/2017 13/07/2025
Militão Vieira Figueredo 03/12/2012 02/07/2017
Carlos Wagner Costa Araújo 2004 01/03/2012

 


(*) O nome ECC foi alterado para EACC conforme reunião do Conselho Universitário, realizada em 31/01/2014. No entanto esta decisão não tem efeito, uma vez que o nome do novo museu é determinado pela lei estadual 13.120 .

[[i]] – “Eduardo Campos assina convênio para construção do novo Espaço de Ciência e Cultura da UNIVASF”, site da ANDIFES, disponível em < http://www.andifes.org.br/?p=9744>,  acessado em 13/09/2013.

[[ii]] – “Convênio entre Governo de Pernambuco e Univasf contempla popularização da ciência”, site da UNIVASF, disponível em < http://www.univasf.edu.br/detalhe_noticias.php?cod=351>. Acessado em 01/10/2013.