Editorial – O EACC, o sonho e a imaginação

23/12/2015 11:06

O EACC,  o sonho e a imaginação

O ano de 2015 chega ao final. O EACC, em seu local provisório, (re)abriu ao público em 03/03/2015 e até 09/12/2015, dia do último atendimento escolar, teve um total de 2389 visitantes.  No segundo semestre, com os cortes na oferta de ônibus pela UNIVASF, decorrente da crise econômica nacional, foi fechada uma parceria (informal) entre o EACC e a secretaria de educação de Juazeiro, de modo a garantir o transporte do público escolar. Esta parceria é estratégica e necessária. Esperasse acordos semelhantes com as esferas estaduais e municipais da região. Em torno do EACC, em um raio de 150 km, existe um público escolar de 343 mil crianças (http://goo.gl/p9pcR7). Isto dá uma dimensão da logística necessária para atender a este público! Numa região como o semiarido é desnecessário dizer sobre a importância de um museu de ciências.

Em outra dimensão, no sentido de institucionalizar o EACC, foi concluída a proposta de um regimento (https://goo.gl/zqhdqu). Tal proposta foi levada ao Conselho Universitário, CONUNI, onde os conselheiros, representantes dos colegiados, trouxeram as contribuições das bases. O regimento foi aprovado em 18/12/2015 com uma  ampliação do número de membros do Conselho Consultivo. Este regimento é um mecanismo que possibilita a participação da comunidade interna (Conselho Deliberativo) e externa (Conselho Consultivo) no processo de direção do EACC. Cabe a cada um dos futuros conselheiros ocupar este espaço democrático de forma ativa e com entusiasmo. Ainda, conforme descrito no Artigo 22 do regimento aprovado:

“Após a aprovação destre regimento, pelo Conselho Universitário, CONUNI, A PROEX, através da Câmara de Extensão, terá um prazo máximo de 6 meses para compor o Conselho Delibertativo, CD, sob a direção do presidente pro tempore, o atual coordenador do EACC.”

O tempo já está contando. . . até 18/06/2016 o Conselho Deliberativo deverá estar constituído!

Um desafio que surge é ampliar o sonho do EACC. É necessário acreditar no sonho para ele se concretizar. Assim, convido a comunidade interna da UNIVASF a sonhar, imaginar, que é possível a realização do projeto EACC. . . que por sinal jamais estará concluído pois, sempre haverá o que fazer, assim como as pessoas:

“O senhor mire, veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam, verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra montão.”

Guimarães Rosa, 1956, Grande Sertão Veredas

O EACC Orla   é um projeto feito para o povo, com recursos públicos. O novo prédio está sem previsão de conclusão, aguardando a liberação de verbas. Por enquanto o museu está funcionando no Espaço Plural, em Juazeiro, BA.