“Construindo a Equidade: a ciência na desigualdade”

Prezadxs, bom dia!

O EACC tem o prazer de convidar e divulgar o evento “Construindo a Equidade: a ciência na desigualdade”, a ser realizado entre os dias 12 à 14 de Março no Centro de Cultura João Gilberto. O evento é vinculado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018, com o apoio do CNPq, PROEX-UNIVASF, e Centro de Cultura João Gilberto.

Além das oficinas e exposições, o EACC promoverá no evento a mesa redonda “Mulheres na Ciência”, no dia 14 de Março, às 14:00, com a participação de Rafaela Falaschi (Doutora em Entomologia, Co- criadora e editora do site mulheresnaciencia.com.br.), Paula Galrão (Doutora em Ciências Sociais, professora do curso de Ciências Sociais da Univasf) e Ivani Brys (Doutora em psicobiologia, professora do curso de Psicologia da Univasf).

Informações pelos contatos:

www.eacc.univasf.edu.br

www.facebook.com/eaccunivasf

Sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

O EACC vem tradicionalmente participado das atividades da SNCT, projeto desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações, e que tem o intuito de promover uma aproximação do público convencional com a cultura científica. A SNCT ocorre anualmente, com eventos concentrados em Outubro, e o EACC já está na sua quarta participação. Na edição de 2017, por exemplo, o EACC promoveu o evento “Na Trilha da Matemática” em parceria com o PROFMAT-UNIVASF , sucesso absoluto entre os jovens estudantes e professores da região.

Nesse ano, mantendo a tradição, a semana ocorrerá com o a temática “Ciência e tecnologia para redução das desigualdades”, com o projeto “Construindo a Equidade: a ciência na desigualdade”! Teremos diversas atividades, como jogos, demonstrações por meio de gráficos lúdicos e interativos de dados estáticos sobre desigualdades, e a mesa redonda com o tema “Mulheres na Ciência”

Púbico alvo: alunos do ensino fundamental e médio da região do Vale do São Francisco, mas o evento é aberto ao público em geral

Inscrição: só é necessário a inscrição/agendamento para grupos acima de 10 pessoas.

Local: Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro/BA

Período: 12, 13 e 14 de Março

Atividades: 12 e 13 de Março das 9:00 as 17:00 (intervalo de almoço das 12:00 as 14:00) com atendimento nas oficinas e exposição; 14 de Março das 9:00 à 12:00, com atendimento nas oficinas e exposição; dia 14 de Março das 14:00 às 17:00 Mesa Redonda “Mulheres na Ciência”.

Sobre o Espaço Arte, Ciência e Cultura

O Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) é o Museu da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), ligado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), destinado à difusão e popularização da Ciência com o intuito de despertar o sonhar por meio da disseminação do conhecimento multidisciplinar e da aprendizagem interativa.

Conforme seu regimento, seus objetivos abordam também a promoção da interação entre ciência e arte, o fornecimento de um espaço alternativo de lazer e convívio, a divulgação e valorização da sócio-biodiversidade da região do Rio São Francisco, e a formação de educadores em um espaço de ensino não formal. Para tal, o EACC é orientado pelos valores de comprometimento, respeito à diversidade sociocultural, e pelo atendimento do público com excelência.

Desde sua reabertura em 2015, o EACC recebe grupos escolares no Espaço Plural (Juazeiro), tendo atendido mais de 14 mil visitantes desde então. Somente no ano passado, 2018, o EACC atendeu mais de 5 mil estudantes, sendo aproximadamente 20% pertencentes à escolas situadas na Zona Rural.

Venha Conhecer o EACC, agende sua visita pelo site http://www.eacc.univasf.edu.br.