Semana Temática – Astronomia

A Semana Temática está se aproximando! O evento acontecerá do dia 11/08 (quarta-feira) ao dia 13/08 (sexta-feira) das 18:00h às 21:00h no canal do EACC no Youtube.

As inscrições já estão abertas, acesse o link https://www.even3.com.br/astronomiaeacc/ e faça sua inscrição!
Certificado mediante inscrição!

Confira o Cronograma

No dia 11/08 estarão conosco:

18:00h – Ludwig L. Nunes com a palestra: “Contexto histórico dos estudos Astronômicos”.
Ludwig é graduando em Ciências Biológicas e Presidente da Liga Acadêmica de Astrobiologia da UNIVASF.

19:30h às 21:00h – Bruna Nizer e Leonardo M. Delfino com a palestra: “Origens do Universo”.
Bruna é graduanda em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na UTFPR e Diretora de Pesquisa e Extensão da equipe Orion Aerospace Design. Leonardo é graduando de Licenciatura em Ciências Biológicas na UTFPR e Analista de Extensão. Ambos participam do Orion Aerospace Design (equipe de projetos aeroespaciais, pesquisas em astrobiologia e projetos extensionistas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa)

No dia 12/08 estarão conosco:

Às 18:00h – A Oficina Astronomia Caseira

Às 19:00h – 21:00h – Rafael Sousa César com a palestra: Do micro ao Macro
Rafael é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Campina Grande na área de Cosmologia, com ênfase em Física de Partículas Elementares e Campos.

No dia 13/08 estarão conosco:

Às 18:00h – Felipe Sérvulo com a oficina: Astronomia Caseira
Felipe é graduado em Física pela UEPB, mestre em Física com ênfase em cosmologia pela UFCG, e atualmente professor de Física na rede estadual de ensino da Paraíba. Também é divulgador científico, fundador do projeto Mistérios do Universo, astrônomo amador, vencedor do prêmio mestres da Educação em 2019 e 2020, é membro da Associação Paraibana de Astronomia e da Sociedade Astronômica Brasileira e contribui com o Instituto Questão de Ciência. É artista plástico, design gráfico e já contribuiu com o projeto gráfico de 5 livros. É autor do livro “Das Cavernas ao Espaço: Uma Breve História da Astronomia”.

Às 19:00h – Vladimir Nunes com a palestra: “Fases da Lua e Influência nas marés.
Vladimir é graduando em Ciências Biológicas e presidente do Grupo Independente em Pesquisas e Práticas Científicas – GPPC

Às 20:00h – Professor Dr Ariel Adorno com a palestra: ” Divulgação Científica como vetor de distribuição de saberes.
Ariel é graduado em matemática, física, mestrado em física, doutorado em física pela UFC, PhD em física pela Universidade de Antuérpia, Bélgica, pós doutor em física pela UFMT. Tem colaboração com mais de 10 pais e 20 estados no Brasil, trabalha com física da matéria condensada e atualmente é coordenador do clube de astronomia e ciências de Rondônia onde faz divulgação de ciências especialmente em ciências de base. Diretor do núcleo de Ciências Exatas e da terra da fundação Universidade Federal de Rondônia e membro da SAB.